CONTRA O LATROGENOCÍDIO DO POVO LÍBIO


CONTRA O LATROGENOCÍDIO DO POVO LÍBIO



Mantemos a recomendação do vídeo de Jean-Luc Godard, com sua reflexão sobre a cultura européia-ocidental, enquanto a agressão injusta à Nação Líbia perdurar.




Como contraponto à defesa de civis pelos americanos, alardeada em quase todas as recentes guerras de agressão que promovem, recomendamos o vídeo abaixo, obtido pelo Wikileaks e descriptografado pela Agência Reuters

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

TODOS AO ATO ESTADUAL EM DEFESA DO EMPREGO E DOS DIREITOS (manifesto assinado por várias entidades civis)

O MANIFESTO ABAIXO ESTÁ SENDO PUBLICADO COM ATRASO, POR FORÇA DA DATA DE SEU RECEBIMENTO, MAS É PUBLICADO ASSIM MESMO EM RAZÃO DO SEU CONTEÚDO)

O mundo vive sob uma grave crise econômica. No início, governos e economistas famosos insistiram que se tratava de uma crise no mercado imobiliário norte-americano. Porém, com a falência de bancos e de grandes empresas, queda das bolsas de vários países, a recessão nos Estados Unidos, Europa e Japão, não há como negar a profundidade da crise e de que sua duração será de longo prazo.
Diante desta crise os governos do mundo inteiro têm utilizado o dinheiro público para socorrer os donos dos bancos e das grandes empresas. Parece até que os banqueiros e os grandes empresários são pessoas miseráveis e que se não receberem esses bilhões dos governos vão morrer de fome ou pedir esmolas nas ruas.
Por outro lado, cresce o número de desempregados no mundo e em particular no Brasil (foram mais de 1,5 milhão até janeiro). Os empresários receberam dinheiro público e o utilizaram para demitir. Esse dinheiro público vai faltar na saúde, e educação e na moradia, neste sentido já houve o corte de 37 bilhões de reais pelo governo Lula.

A CRI$E CHEGA FORTE EM MINAS GERAIS
Capital Nacional do Desemprego. Este é o título dado à região metropolitana de Belo Horizonte pela grande imprensa, comentando as 64.246 demissões ocorridas em Dezembro, o que em termos relativos é a maior do país. Descontando as contratações, BH perdeu 21.059 postos de trabalho, ou 1,64% do total. (O Estado de SP, 25/01)
Em Minas Gerais a queda da produção industrial e o rebaixamento dos índices de crescimento econômico são fatos inegáveis. O aumento das taxas de desemprego e as medidas propostas pelas grandes empresas e indústrias de redução de salários e direitos atormentam a vida dos trabalhadores e do povo em geral. Esta crise não tem limites, ou seja, não é de curta duração e não se restringe a setores específicos da economia.
No estado a situação é grave. Cerca de 200.000 trabalhadores foram demitidos somente em Dezembro, totalizando uma perda de 88.062 postos de trabalho. As empresas siderúrgicas, metalúrgicas e mineradoras são as que mais estão demitindo e a indústria mineira já teve uma retração de 25% de seu PIB.
Ou seja, na época das “vacas gordas”, os empresários tiveram lucros recordes, sem que isso se revertesse em benefícios para os seus trabalhadores. Agora com a crise, querem fazer com que os trabalhadores paguem a conta, através de suspensão de contrato de trabalho, redução de salários e de direitos, banco de horas e etc, com a desculpa de amenizar o volume de demissões.
A Vale, por exemplo, segunda maior mineradora do mundo, que lucrou R$ 25 bilhões em 2008 e tem R$ 15 bilhões em caixa, está demitindo, cancelando contratos com terceirizadas e agora propõe uma “licença remunerada” que vai reduzir pela metade o salário de seus funcionários, enquanto quer remunerar seus acionistas (61% deles estrangeiros) em 2,5 bilhões de dólares! (Fonte: www.vale.com.br)
A FIAT de Betim, maior unidade industrial de Minas, já demitiu cerca de 2 mil trabalhadores diretos e mais 2 mil em suas empresas terceirizadas, gerando uma crise em todo o setor de autopeças.
A Belgo Bekaert, do grupo Arcelor-Mittal, uma gigante do setor siderúrgico, demitiu 200 e aprovou a suspensão do contrato de trabalho de 1.300 funcionários por 1 ano, pagando 55% do salário, enquanto o governo federal injeta dinheiro para cobrir o restante.

CONTRA A CRI$E, O CAMINHO É A UNIDADE NA LUTA!
Não podemos aceitar que esta situação continue. É preciso que o governo federal, estadual e as prefeituras tomem medidas no sentido de garantir os empregos e os direitos dos trabalhadores.
Acreditamos que apenas uma luta forte, tenaz e unificada pode fazer ouvir e valer os nossos direitos. Vamos apoiar e dar continuidade à luta dos trabalhadores da Vale de Itabira e Congonhas; dos metalúrgicos do ABC e de São José dos Campos; de todos os trabalhadores que lutam contra as demissões e em defesa de seus direitos.
Por isso, chamamos todos os trabalhadores de Minas Gerais, a sociedade civil organizada, entidades e lideranças políticas, sindicais e comunitárias, igrejas, associações de moradores e movimentos sociais a juntar-se a nós na luta por:

1. Nenhuma demissão. Reintegração de todos os trabalhadores demitidos;
2. Pela manutenção dos direitos conquistados pelos trabalhadores em décadas de luta;
3. Redução da jornada de trabalho para 36 horas semanais, sem redução de salário, para que todos possam trabalhar;
4. Que os governos federal, estadual e as prefeituras tomem medidas que garantam a estabilidade no emprego por 2 anos;
5. Isenção de tarifas da CEMIG, COPASA e passe livre para os desempregados;
6. Extensão do seguro desemprego para 2 anos;
7. Pela reestatização da Vale e estatização das empresas que demitirem massivamente;
8. Nenhum corte no Orçamento Público de Minas e dos Municípios em 2009;

Participe!

12/02 - ATO ESTADUAL EM DEFESA DO EMPREGO E DOS DIREITOS

(concentração em frente à FIEMG, caminhada até um ponto central da cidade, entrega de documento na prefeitura, governo estadual e assembléia legislativa)

SJPMG – Sindicato dos Jornalistas
SINDIFISPMG
SINDEESS
STIGMG
SINDREDE-BH
SINTAPPIMG
SINDUTE-Subsede Contagem
FSDMMG
CONLUTAS
INTERSINDICAL
CTB
MLC
MST
BRIGADAS POPULARES
MLB
Ocupação Camilo Torres
DCE UFMG
AMES-BH
UCMG
UEE-MG
UJC
UJR
PSTU
PCB
PSOL
PCR

Nenhum comentário:

Postar um comentário